Acessibilidade e Inclusão Acessibilidade e Inclusão

O Comitê de Acessibilidade e Inclusão desenvolve ações para inclusão de servidores e prestadores de serviço, como o Curso de Libras, realizado em parceria com a Escola Judicial do TRT-24 em 2019 e o Curso de Acessibilidade ao PJe (Processo Judicial Eletrônico) para advogados e estudantes de Direito com deficiência visual, que abrange pessoas cegas ou com baixa visão.

Além do Curso de Acessibilidade ao PJe, o Comitê realizou, em dezembro de 2019, a I Mostra Cultural, com apresentação de servidores e prestadores de serviço com deficiência visual, auditiva ou motora.

O Comitê de Acessibilidade e Inclusão foi assim denominado pela determinação constante na Resolução CNJ n. 230, de 22.06.2016 e referendado pelo TRT-24 pela Resolução Administrativa TRT GP 68/2018. Anteriormente denominado Comitê de Acompanhamento de Servidores Portadores de Necessidades Especiais e instituído pelo Regimento Interno do TRT da 24ª Região, teve o nome alterado pela Resolução Administrativa n. 68/2011 para Comissão para Acompanhamento de Servidores com Deficiência.

 

Acessibilidade do Portal na Internet

A fim de garantir o acesso das pessoas com deficiência auditiva e visual, O TRT24 dispõe de duas ferramentas de acessibilidade: o VLibras e o alto contraste. Esses recursos estão localizados no canto direito do menu superior.

O VLibras é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, celulares e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Para habilitar o VLibras, basta clicar no ícone disponibilizado na tela, representado pelo desenho de duas mãos.

O alto contraste auxilia a leitura de pessoas com baixa visão ou daltonismo. Ao ativar o alto contraste, o texto torna-se mais legível em ambientes com muita luz. Isto acontece porque há uma inversão das cores na página e um aumento de contraste entre elas. Além disso, com o alto contraste ativado, há uma diminuição no consumo de energia na utilização de tablets ou notebooks, prolongando a autonomia da bateria.

Também é possível alterar o tamanho da letra do site do TRT 24ª região. A maioria dos navegadores já disponibilizam ajustes de tamanho de letra . Para isso, basta usar as seguintes combinações de teclas:

Aumentar letra: Ctrl + no Windows ou Cmd + no Mac OS

Diminuir letra:  Ctrl - no Windows ou Cmd - no Mac OS

Tamanho original: Ctrl 0(zero) no Windows ou Cmd 0(zero) no Mac OS

 

Além das ferramentas de acessibilidade do Portal, as sessões do Tribunal Pleno e das Turmas estão sendo transmitidas ao vivo e disponibilizadas  pelo Youtube, que  oferece a transcrição de todo o áudio do vídeo. O usuário deve clicar nos três pontinhos abaixo da janela do vídeo e selecionar "abrir descrição" para que, tudo o que estiver sendo falado no vídeo, apareça transcrito numa janela na própria página.