Apresentação

 

O Programa Trabalho Seguro - Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em parceria com os TRTs e instituições públicas e privadas com o objetivo de reduzir o número de acidentes envolvendo trabalhadores em todo o país.

O Programa, criado em 2012, volta-se a promover a articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e aproximar-se aos atores da sociedade civil, tais como empregados, empregadores, sindicatos, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), instituições de pesquisa e ensino, promovendo a conscientização da importância do tema e contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho.


Ações
À frente do Programa atuam gestores nacionais e gestores regionais, pautados em um plano de ação voltado à realização de medidas que contribuam para a redução do número de acidentes de trabalho. Promoção de seminários, visitas a fábricas e escolas, reuniões com diretores de empresas e convites a organizações para aderirem ao Programa, são algumas das ações executadas pelos gestores.

A Presidência de cada Tribunal Regional do Trabalho designa dois magistrados para atuarem, no âmbito do respectivo TRT, como Gestores Regionais do Trabalho.

Gestores Regionais do Trabalho Seguro em Mato Grosso do Sul: