Biblioteca Digital Biblioteca Digital

A Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região foi criada em 17 de maio de 1993 e, em 24 de outubro de 2002, recebeu a denominação Biblioteca "Juiz Valentin Carrion". Nesses 25 anos de funcionamento, sempre buscou oferecer ao público interno e à comunidade em geral, suporte informacional necessário às atividades desenvolvidas neste Tribunal e conhecimento de qualidade.

Em 2018, sob a presidência do Desembargador João de Deus Gomes de Souza, o TRT, acompanhando os avanços das tecnologias da informação, lançou a Biblioteca Digital, que põe à disposição dos usuários quatro plataformas com conteúdos jurídicos (LTr, Proview, VLex, Revista dos Tribunais Online) e uma com conteúdo administrativo (BID - Fórum).

As plataformas digitais, além de promover a racionalização de recursos financeiros, de tempo e de espaço, possibilitam o acesso simultâneo e ilimitado dos conteúdos a magistrados, servidores e estagiários.

Assim, é permitido a esses usuários:

  • acessar o acervo digital a qualquer hora e de qualquer lugar;
  • consultar simultaneamente as obras jurídicas;
  • realizar pesquisas dentro do conteúdo de cada obra, com a opção de se fazer anotações personalizadas, destaques e marcações, e
  • buscar fontes de legislação nacional e internacional.

Já aos usuários externos, a Biblioteca Juiz Valentin Carrion disponibiliza, em seu ambiente físico, estações de trabalho que possibilitam o acesso a todas as plataformas digitais.

A Biblioteca "Juiz Valentin Carrion", ao incluir a Biblioteca Digital como um de seus principais serviços, amplia as modalidades de acesso às coleções de livros, aos periódicos, artigos de periódicos, materiais audiovisuais, entre outros, adequando-se às  novas realidades relacionadas às informações e tecnologias, ou seja, à era digital.

 

Nicanor de Araújo Lima

Desembargador Presidente do TRT da 24ª Região