Combate ao Assédio Moral Combate ao Assédio Moral

O Comitê de Combate ao Assédio Moral tem como competências estabelecer ações institucionais para prevenção e combate ao assédio moral e propiciar o debate de políticas e ações voltadas para a qualidade das relações sócio-profissionais e do ambiente de trabalho, bem como ao enfrentamento de comportamentos prejudiciais ao exercício da função pública.

O Comitê de Combate ao Assédio Moral foi criado por meio da Portaria GP 10/2019. Ele é composto por um Desembargador indicado pela Presidência, que é o coordenador, pelos Juízes Auxiliares da Presidência, pelo Diretor-Geral, pelo Coordenador de Gestão de Pessoas, representantes indicados pela AMATRA XXIV e pela ASTRT XXIV e pelos Gestores Regionais do Programa Trabalho Seguro.

Ações desenvolvidas

A Escola Judicial do TRT24 realizou em maio de 2019 uma formação sobre o Assédio no Ambiente de Trabalho. Magistrados e servidores participaram de palestras e debates sobre o tema ao longo dos dois dias de formação. No primeiro dia, as discussões abordaram as diferentes formas de expressão do assédio moral, em palestra proferida pela psicóloga do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho (UCDB) e professora, Dra Liliana Guimarães.

Ao longo do segundo dia, as discussões foram realizadas pelo Dr. José Roberto Montes Heloani com o tema "O Assédio e a Ética nos Relacionamentos" e pela a juíza do trabalho Déa Brandão Cubel Yule, com o tema "Gestão Humanizada". Para o encerramento do evento, o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey abordou o tema "Assédio moral: mitos e verdades de uma chaga a ser combatida".